Semana do Ambiente 2014 na sede do Projeto Grael

Em mais uma edição, a Semana do Meio Ambiente, na sede do Projeto Grael, desta vez foi direcionada para os alunos do PG e aconteceu durante toda a semana de 2 a 6 de junho de 2014.

Iniciamos a Semana na segunda-feira, 02/06, com uma exposição dinâmica e viva de organismos marinhos. Uma atividade prática com a exposição, em um aquário, de esponjas, pepinos, estrelas, siris, cavalos-marinho, entre outros organismos que foram coletados no mesmo dia nos arredores da sede do PG.


A exposição foi promovida por uma equipe especializada em educação ambiental marinha que atua pela BG500 (500 anos de Baía de Guanabara) e também pelo INEA. À frente das atividades esteve o Ed Bastos - educador, mergulhador e promotor de uma sensibilização direta com os seres marinhos.


Os alunos puderam ver de perto um cavalo marinho e até mesmo um polvo, além de levantarem a curiosidade sobre a forma original do Bob Esponja e outros personagens deste desenho animado bastante popular.

Dentro do aquário, além dos organismos, encontravam-se também alguns pedaços de plásticos, como fragmentos de sacolas, papel de bala que destoam e às vezes se confundem com organismos, como, por exemplo, os cnidários (água viva). Uma aula de campo que traz uma reflexão sobre o lixo gerado no dia a dia e que, se mal descartado ou coletado, há grandes chances de terminar como demonstrado no aquário.

Nos dias posteriores, terça, quarta e manhã de quinta-feira, ocorreram quatro apresentações da peça “Do Início ao Fim do Mundo”, uma para cada turno e dia de aula, com a intenção de alcançar todos os alunos do PG.




A peça, que já foi promovida pelo Instituto Ambiente em Movimento (IAM) no próprio PG ganhou uma nova edição, com duração de aproximadamente uma hora e abordando três atos: criação, destruição e o despertar.  Concomitante ao termino da peça foi proposto um Quiz (teste de perguntas) para uma reflexão sobre toda a temática da peça que engloba a história da humanidade, como a criação da agricultura, das trocas, da revolução industrial, das mídias e suas influências, do consumo exacerbado, além da globalização  dos dias atuais. Os alunos que participassem ganhavam uma cópia do jogo RPG (versão para Windows) “Do Inicio ao Fim do Mundo”, que também foi lançado e apresentado aos alunos.


O jogo, que segue uma proposta pedagógica de entreter e educar, pode ser baixado gratuitamente no site do IAM.


No dia 5 (dia mundial do Meio Ambiente), o Projeto Águas Limpas foi convidado a participar de um evento promovido na UERJ/FFP sobre a temática do Lixo Marinho. Evento promovido pelo Projeto Praia Limpa é a Minha Praia, que tem o Professor Dr Fábio Araújo como coordenador.


No mesmo dia, na parte da tarde, na sede do PG, foi lançado o Horto –Móvel, uma horta elaborada pelo Filipe Machado, colaborador do Projeto Águas Limpas, para fechar uma série de atividades que ele propôs aos alunos da oficina de carpintaria ao longo de todo o primeiro período de 2014.

Na manhã de sexta (6/6) recebemos, na sede do PG, o Prof Fábio Araújo e alguns de seus alunos para uma visita ao nosso barco – Águas Limpas com uma saída para a Praia do Morcego. Construímos em conjunto uma proposta de parceria entre a UERJ/FFP e o PG – Projeto Águas Limpas para o monitoramento do Lixo Marinho que chega à Praia do Morcego, bem como a utilização do Águas Limpas para auxiliar numa pesquisa de levantamento de microplasticos na Enseada de Jurujuba e Icaraí. No final da manhã ainda realizamos uma visita à ecobarreira instalada na saída do Canal de São Francisco e já estudamos uma proposta de monitoramento com a participação de alunos da UERJ para quantificação do material retido pela barreira. Uma iniciativa que dependerá da adesão e apoio da CLIN.

Na sexta-feira à tarde encerramos a Semana do Ambiente com mais um grande mutirão de limpeza na Praia do Morcego.

__

Junho 2014
Contribuição:
Vinícius P. Palermo




Nenhum comentário:

Postar um comentário