Sensibilização Ambiental


GINCANA ECOLÓGICA - Setembro 2012

Na última sexta, dia 28/09/12, realizamos mais uma Gincana Ecológica, como uma ação de sensibilização ambiental. Desta vez contamos com a participação de cerca de 20 alunos que convidamos da Escola Municipal Lucia Maria (EMLM), que fica em Jurujuba.
Fotos: Leandro Almeida
O mutirão de limpeza na Praia do Morcego ocorreu nos dois turnos e divididos em equipes.  No turno da manhã cerca de 30 alunos, dentre eles 10 da EMLM,  fizeram uma limpeza geral na praia. Totalizaram 62kg de resíduos,  incluindo garrafas PET, plásticos geral, isopor, pneu, entre outros.

No turno da tarde, que também contou com a participação de alunos da E.M.L.M, concentramos a limpeza na área que havia sofrido uma queimada na semana anterior. Local, onde a equipe dos alunos do curso profissionalizante encontraram cerca de 30kg de vidro (garrafas de cerveja e etc).




 No total foram retirados 116kg,  62kg na parte da manhã e 54kg a tarde.  No final dos turnos ainda organizamos um lanche especial e o sorteio de brindes para os participantes.  


O mutirão, além da grande limpeza na Praia do Morcego, contou com a motivação do trabalho em equipe e a integração dos alunos da E.M.L.M com os do Projeto Grael,  instrutores de vela e voluntários.  


Mais fotos no link: Fotos Gincana Ecológica - Set_12
Fotos: Apoio voluntário de Leandro Almeida. 
Contribuição: Vinícius P. Palermo



Outubro 2012
_____________________


Clean up Day 2011 – contribuição do Projeto Grael
Na terça, dia 13 de setembro de 2011, os alunos dos cursos de vela e natação que fazem atividades no PG, participaram da quarta edição da Gincana Ecológica como uma contribuição ao Clean up Day – Dia Internacional de Limpeza de Praia e para ajudar, mais uma vez, na limpeza da pequena praia do Morcego, em Niterói.  


A Gincana foi realizada em dois turnos, com a participação de um maior número de alunos - cerca de 20 alunos no turno da manhã e 45 alunos no turno da tarde. O transporte até a praia do Morcego, que tem acesso apenas por barco, foi feito em embarcações do PG.



Os alunos foram divididos em equipes, como nas edições anteriores, de acordo com a faixa etária:
Equipe vermelha - plásticos grandes (garrafas, embalagens, etc)
Equipe amarela - plásticos pequenos (canudos, tampinhas, etc) 
Equipe laranja – geral e outros

O objetivo para cada equipe era de coletar a maior quantidade de resíduos no intervalo de 20 min, além da retirada de galhos e troncos da praia para que não voltassem ao mar.






Todo o material coletado foi separado e levado para a embarcação Águas Limpas, que transportou até a sede do Projeto e a equipe da CLIN, que sempre apóia nossas gincanas, pesou o material e encaminhou para destinação final – cooperativa de catadores parceira da CLIN.


Dados do material que recolhemos nessa IV Gincana Ecológica – setembro 2011.

Material
peso (Kg)
Plásticos (garrafas PET, embalagens, etc)
36,8
Isopor + Plástico pequeno
21,4
Lixo Geral (pneus, latas, vidro)
81,2
Madeira (construção)
10
Total
149,4



_______________

Semana do Meio Ambiente -  Junho 2011 



Entre os dias 1 e 3 de junho de 2011, realizamos uma serie de atividades direcionadas aos alunos do Projeto Grael, durante a nossa Semana do Meio Ambiente. Este ano a programação das atividades e implementação contou com o apoio e a parceria da Energy Marcon, empresa que atua na área de Educação Ambiental (http://www.energymarcon.com.br).



Nos dias 1 e 2 de junho, as atividades foram direcionadas aos alunos nas faixas etárias de 9 a 12 anos e  de 13 a 15 anos, durante os turnos da manhã e tarde. 
As atividades programadas para cada turno desses dias seguiam a programação de um vídeo ambiental introdutório e em seguida dividíamos em grupos para as atividades como:

- Oficina para criar brinquedos com material reutilizável. (equipe Energy)
- Dinâmicas de grupo no contexto ambiental.
- Jogo do Banco Imobiliário Sustentável. 



Programamos também uma atividade com os pais dos alunos sobre o tema  de grandes contribuições que podemos fazer com pequenas mudanças de hábito. Foi apresentado todos os benefícios e a simplicidade de uma composteira (reciclagem de matéria orgânica – restos de comida).


No último dia, para encerrar as atividades, realizamos nossa III Gincana Ecológica e todos os alunos do Projeto Grael foram convidados. 



Utilizando as embarcações do Projeto, botes, veleiros, lancha e o Cataglop os alunos foram levados até a Praia do Morcego, nos dois turnos manhã e tarde. Desta vez os alunos foram divididos em 4 equipes, e cada uma responsável pela coleta de um tipo de resíduo, conforme especificado abaixo:


Equipes x Tipo de material a ser recolhido
Equipe Vermelha – Copos, garrafas, sacos e embalagens plásticas;
Equipe Amarela - Lixo geral e pequeno (isopor, canudos, etc...)
Equipe Laranja - Lixo que exige cuidados (sucata,pneus, etc...)
Equipe Azul - Madeira em geral (troncos e galhos retirado da praia)



Propomos que a equipe vencedora fosse a mais cooperativa, ajudando própria equipe e as outras e a que recolhesse apenas o material da sua equipe.


Resultados da III Gincana Ecológica
- Motivação na equipe;
- Estimulo ao trabalho em equipe e cooperativo;
- Forte apelo e sensibilização ambiental quanto ao impacto do lixo que produzimos;


Dados da coleta final


Material
Peso (Kg)
Volume(L)
Sacos (200L)
Plásticos (garrafas PET, etc)
69,7
2400
12
Isopor + Plástico pequeno
47,2
1800
9
Lixo geral (pneus, latas)
99,1
1800
9+3 pneus
Madeira (construção)
71,6
1400
7
Total
287,6
7400
37 + 3 pneus


____________

Semana Marinha no Projeto Grael – Setembro de 2010


      

Realizamos uma Semana Marinha com a proposta de apresentar o ambiente marinho, com atividades dinâmicas, exposição de animais e palestras sobre pesquisas e impactos ambientais. Para esta semana tivemos o apoio da Faculdade de Oceanografia da UERJ, com a participação do MAQUA – Laboratório de Mamíferos Aquáticos, NEMA - Núcleo de Estudos dos Manguezais, Labcult e PROGRAMAR, além do PROMONTAR de Niterói. Houve uma ampla divulgação desta Semana Marinha em sites e Blogs.
Planejamos essas atividades na terceira semana de setembro, para aproveitar a celebração do dia internacional de limpeza de praia - Clean up Day, que este ano aconteceu no dia 25 de setembro. Dentro desta celebração, aproveitamos para encerrar a Semana Marinha com mais uma Gincana Ecológica, com a coleta de lixo na praia do Morcego.
Organizamos a Gincana na sexta, dia 24, e contou com a participação de todos os alunos do Projeto, que frequentam as sextas-feiras. Tivemos o apoio da CLIN para quantificar e destinar os resíduos coletados, bem como da Águas de Niterói, no patrocínio do lanche e material extra (sacos plásticos e luvas). Nesta Gincana, que concentrou na retirada de resíduos da praia do Morcego, em apenas 30 min nos turnos da manhã e tarde foram recolhidos cerca de 200kg. Dentre o material recolhido, foi encontrado uma carcaça de TV.


I Gincana Ecológica na Semana do Meio Ambiente - Junho 2010







Cerca de cem alunos do Projeto Grael, em Niterói, recolheram 393 quilos de lixo da Baía de Guanabara – Praia do Morcego (Acesso apenas por barco), durante a I Gincana Ecológica, em homenagem à Semana do Meio Ambiente. A atividade, que contou com o apoio da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), teve a duração de uma hora. Os alunos se dividiram em dois turnos (manhã e tarde), cada um com 30 minutos para a prova.
Sacolas plásticas e garrafas pet, além de potes de margarina, festavam entre os itens mais encontrados no percurso. Também foram recolhidos pneus, calota, caixa de descarga, mochila, sapato, tamanco, lanterna, bonecas e até um pote de óleo lubrificante aberto e ainda com produto. A premiação será na próxima quarta-feira. Vence a equipe que recolher o maior volume e peso de lixo. O objetivo da atividade é sensibilizar os alunos do Projeto Grael e público em geral sobre a questão dos resíduos sólidos, além de estimular o trabalho em grupo e de cooperação dentro da instituição.