Caminhada na Grota ECOmAgente (segundo encontro)

Sábado, dia 04/05/2013, ocorreu o segundo módulo do Projeto-Piloto EcomAgente abordando a temática dos resíduos sólidos. Compareceram 25 pessoas.


Para conhecer melhor a região, suas belezas e fragilidades, o dia iniciou com uma caminhada guiada por membros da comunidade e agentes de saúde. Durante este período conversamos sobre o potencial do local, vivências, ideias e projetos.


A atividade permitiu constatar problemas relacionados ao canal a exemplo de despejo de esgoto doméstico, vazamento de água tratada da rua, disposição inadequada de resíduos, contensões destruídas, bem como construções irregulares sobre seu leito.

 

A equipe, acompanhando o córrego, subiu um pequeno morro, sentiu o frescor da mata, mas acabou encontrando um belo riacho encoberto por lixo. Houve um sentimento de decepção quanto a situação do local – um local tão bonito! Podíamos estar aproveitando – interou uma moradora. Os agentes de saude que conhecem bem o local, por causa das vistorias rotineiras, relataram que já ocorreram mutirões de limpeza com equipe da CLIN, porem a sujeira sempre volta.





Decidido o rumo, Pedra da Lagoa, seguimos por asfalto até subir uma ruela entreposta por casas e um belo paredão de rocha, a própria Pedra. Além da lagoa, antiga atração segundo moradores mais antigos, mas que hoje está preenchida com lixo. O topo da pedra propicia um belo horizonte, permitindo ver o forte e um pouco da enseada. O local também poderia servir como primeiro contato com atividades de montanhismo, escalada e rapel.

 





Após a caminhada fizemos o lanche, posteriormente houve a exibição do vídeo “A Ilha das Flores” que foi seguida de um Fórum.




O Fórum trabalhou dentro da questão dos resíduos sólidos, sua disposição, transporte e destinação, bem como interesses e possibilidades circundantes à temática, servindo como ferramenta para uma governança participativa. Neste contexto foi perceptível a boa capacidade de julgamento e também a boa vontade e disposição dos presentes.

No próximo encontro, sábado, dia 11 de maio, será aprofundado o tema sobre o uso de composteiras.




Contribuição:
Lucas Sielski e Vinícius Palermo
maio 2013
________



2 comentários: