ECOmAGENTE - Estimulo a hortas urbanas e uso de composteiras


Sábado, 11 de maio realizamos o terceiro módulo do curso de formação EcomAgente abordando o tema das práticas domésticas em Produção de Adubo (compostagem) e Cultivos em Hortas Verticais. Ao todo fomos 15 participantes.



A inspiração...    A atividade tem seu início com a exibição de um vídeo reprise do Programa Globo Rural trazendo a experiência de como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de forma simples e eficiente, vem transformando em adubo cerca de 2,5 toneladas de lixo orgânico gerados diariamente em seu campus principal.
A iniciativa que nasce de um grupo de alunos e professores da Faculdade de Agronomia consiste em coletar diariamente restos de comidas, cascas de frutas e legumes nas lanchonetes e restaurantes além de aparas de grama e folha da varrição, serragem,  cama de aviário, entre outros;  e direcioná-los e processá-los através do método da compostagem em pilhas estáticas.  

A conversa...    “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Partimos do princípio que tudo o que é orgânico é compostável, ou seja, pode transformar-se em terra (adubo) útil ao crescimento das plantas.  
Os amplos benefícios da compostagem para a gestão de resíduos orgânicos incluem a produção de adubos orgânicos, prolongamento da vida útil de aterros sanitários e redução das emissões de metano pela disposição de resíduos, entre outros impactos ambientais.
Para que a prática da compostagem não se torne um infortúnio na vida das pessoas é importante considerar alguns pontos. Deve ser conduzida em local seco e arejado, devidamente cercado e sombreado, com estoque permanente de material rico em carbono (palhada) e assistido de perto por um responsável treinado para a manutenção do sistema.  
Constatamos que o ambiente escolar ainda não provia tais condições e discutimos os possíveis riscos de trabalhar com restos de comida preparada, carnes e ossos: provocam mau-cheiro e atraem vetores de doenças.
Desta forma o cultivo experimental de minhocas é apresentado como ponto de partida na meta de alcançar a totalidade no manejo dos resíduos orgânicos do ambiente escolar e depois da comunidade da Grota. Consideramos suas restrições: acrescentar qualquer tipo de carne, óleos e derivados do leite, fezes, alimentos preparados e frutas cítricas em excesso.
  


A prática...    Depois de um lanche com diferentes frutas (maça, caqui, abacaxi e banana), restos aproveitáveis reunidos num balde e mão na massa no experimento do minhocário em caixas empilhadas. Lembrando que o processo se inicia na caixa superior: uma primeira cama de palhada, coberta por terra preparada e minhocas, acima leve camada de palha e em seguida, os restos alimentares.  Sempre sem esquecer de cobri-los com palhada, revirar ao terceiro dia e logo que completá-la, inverter com a caixa do meio. Ok?
Como sabemos, o resultado deste experimento é o adubo orgânico útil no cultivo de plantas. No entanto, morando em grandes cidades estamos na maior parte dos casos restrito ao espaço reduzido e a pisos pavimentados. Daí a proposta do cultivo em hortas verticais.







A horta em varal é apresentada então como alternativa para o cultivo experimental na escola e assim realizamos a montagem e o plantio de verduras, aromáticas e condimentos nessa horta construída sob tubos de PVC. Lembrando alguns pontos salientados: drenagem com pedrisco na base, regas diárias e mantendo sempre a terra coberta com palhada. Como na floresta, certo?

Por: Samuel Autran (Voluntário/IAM-Proj. Grael)
12 de maio de 2013.

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