Ponta pé inicial do ECOmAGENTE na Grota do Surucucu.

Iniciamos as atividades do Projeto-Piloto ECOmAGENTE na manhã de sábado, dia 27 de abril de 2013, no espaço cedido pela direção da Escola Estadual Duque de Caxias (EEDC), grande parceira dessa iniciativa.
Para este primeiro encontro, em que abordamos o tema do Lixo Marinho, estiveram presentes cerca de quinze pessoas, todos moradores da comunidade da Grota e arredores.  Formou-se um grupo bastante plural, desde jovens alunos da própria EEDC à própria diretora da EEDC, Cristina, além de agentes de saúde e zoonoses que atuam na comunidade, e outros interessados. Com um público abrangendo a faixa-etária dos 14 aos 66 anos de idade, o que acabou enriquecendo ainda mais o grupo e a proposta do ECOmAGENTE.





Procuramos seguir um roteiro de atividades de forma a tornar este primeiro módulo bastante dinâmico e interativo com os participantes. 
Começamos com uma apresentação sobre o Projeto Águas Limpas e como chegamos ao desenvolvimento do ECOmAGENTE, esclarecendo em maiores detalhes os temas dos sete módulos (encontros) e as duas fases do projeto, uma de instrumentalização e outra de aplicação em conjunto. Logo em seguida, propomos uma dinâmica quebra-gelo para uma integração da equipe e dos participantes.




Terminada as apresentações organizamos a atividade da árvore dos problemas, para discorrermos sobre as origens dos problemas (raízes), os problemas (tronco) - que procuramos centrar no lixo marinho - e os impactos ou consequências dos problemas (copa da árvore). Tal dinâmica proporciona um debate coletivo que colabora para um maior entendimento sobre o problema dentro do contexto e realidade local.







Para completar o debate, apresentamos algumas reportagens, que circularam na TV aberta, sobre o tema do lixo marinho,  abordando suas origens e impactos, com o objetivo de mostrar que é um problema global e não apenas local.
Durante o pequeno intervalo, uma pausa para o lanche, aproveitamos para reatar  o tema do lixo, conversando sobre o lixo que geraríamos no nosso  pequeno lanche, e que reduzimos utilizando copo permanente, em vez de descartáveis e separando os materiais que podem ser reciclados e que foram doados para a coleta seletiva do Projeto Grael.



Terminado o lanche voltamos com uma vídeo-dinâmica – teste de atenção para abordar a visão com um foco apenas, que abrange poucas relações, porém em detalhes e outra, com uma visão mais ampla, para enxergarmos outras relações e inter-relações.
Para concluir as atividades do dia fizemos uma apresentação sobre os conceitos do Lixo Marinho, principalmente o flutuante, suas origens e impactos. Focamos na principal origem, que é a terrestre, quando o lixo é carreado pelas águas de córregos, rios e/ou canais de drenagem.  Contextualizamos com o trabalho de coleta do Águas Limpas e fechamos com a influencia da microbacia do Canal de São Francisco.



Planejamos para o próximo encontro (sábado, dia 4 de maio), no qual abordaremos o tema Gestão de Resíduos, uma pequena saída de campo para observarmos o canal de São Francisco, vizinho a EEDC e dentro da comunidade da Grota.

Em breve, desenvolveremos um blog sobre o ECOmAGENTE na Grota e que servirá como uma ferramenta de comunicação para os participantes e a comunidade.



Contribuição:
Vinícius Palermo
Abril 2013.
__________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário