Águas Limpas e Clube Carioca de Canoagem

Limpeza Nas Praias: Canoistas fazem mutirão na Praia do Morcego

Maravilha de sábado!
O sol forte e o mar, nem tanto assim, deram condições perfeitas para realização do mutirão na praia do Morcego.
17 canoistas, entre membros do Clube Carioca de Canoagem e convidados, estavam presentes: José Marcelo, Bruna, Pedro, Vini, Marcelo, André, Érika, Leo, Tonho, Carla, Kate, Flávia, Stephane, Robson, Letícia e Luiza, fora outras pessoas, incluindo crianças, que apareceram por lá.
É sempre tão bonito ver os caiaques e as canoas enfileirados na praia!
Saimos da Urca um pouco depois das 9 horas, às 10 já estávamos catando lixo. Tinha muito, mas muito mesmo, entre sandálias, tenis, garrafas pet, garrafas de vidro, lâmpadas, micro lixo (cotonetes, tampinhas de garrafa, filtro de cigarro, canudinhos), copos de plástico, isopor (muito!), isqueiros, cotocos de vela, uma boneca, talheres de inox, camisinhas, panos, borrachas, restos de brinquedos, sacolas plásticas, enfim, tudo o que se pode esperar encontrar numa praia que não conta com serviço de limpeza oficial e regular.
Em aproximadamente 2 horas enchemos 12 sacos grandes de 100 litros (uns três ou quatro com garrafas pet, dois ou três com fragmentos de isopor) e mais 13 daqueles pequenos usados no projeto Limpeza Nas Praias do IEA. Se ficássemos mais tempo encheríamos pelo menos mais uns 20 sacos grandes. Mas não há de ser nada! Dia 14 o pessoal do Projeto Grael vai fazer uma gincana ecológica na mesma praia e vão ter ainda muito trabalho pra deixar tudo completamente livre de detritos.
Não fizemos uma contagem individual dos objetos encontrados, mas se fosse falar em quantidades de pequenos sacos, diria que seriam uns quase 100. Separamos tudo de acordo com uma planilha fornecida pelo Vini Palermo, coordenador do projeto Águas Limpas, para ser trocado por desconto na conta de luz do Projeto Grael, pois a maioria do lixo é reciclável e eles tem uma parceria com o programa Ecoampla de Niteroi.
O clima, como sempre, era de amizade e confraternização. Nos intervalos a conversa rolava frouxa e os assuntos iam se atualizando. E rolava aquela comilança também. Nessas ocasiões já é comum  aparecer do nada biscoitos, bolos, frutas, sucos... Companherismo. Entre papos e mordidas, sem contar os momentos de sufoco no mar, a gente curte muito isso.
Foto da Kate
Foto da Kate
O barco do projeto Águas limpas chegou por volta das 12 horas para transportar o material coletado. Fizemos uma fila e passamos os sacos de mão em mão até chegarem ao barco, que não podia encostar na areia. Ainda bem que contamos com essa ajuda no transporte, pois, obviamente, não seria possível transportar todo o lixo nos caiaques. Valeu mesmo, Vini! Valeu pela ideia, Deborah !
Obrigado Hildon e Anna do Instituto Ecológico Aqualung, pela iniciativa do projeto Limpeza Nas Praias e apoio (sacos, luvas, mate). Veleu amigos remadores pela mãozinha. Estão todos de parabéns! 

Links para mais fotos:
https://picasaweb.google.com/108886208369156044507/LimpezaNasPraiasMutiraoNaPraiaDoMorcego# 
http://www.facebook.com/kate.benedict.5#!/media/set/?set=a.3414464727465.2135986.1445472741&type=1
Contribuição de Rodrigo Magalhães - Clube Carioca de Canoagem
http://www.clubecariocadecanoagem.com.br/
Fonte: http://trilhasdomar.blogspot.com.br/2012/06/limpeza-nas-praias-canoistas-do-clube.html

Junho 2012 
_____________
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário