CONFERÊNCIA LIVRE DO LIXO MARINHO NO PROJETO GRAEL.

Em uma parceria entre o Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael e a Associação Brasileira de Lixo Marinho – Global Garbage Brasil (ABLM) foi realizada na sede do Projeto Grael, no dia 30 de julho de 2013 (terça) a Conferência Livre do Lixo Marinho (CLLM), sob escopo da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (4ªCNMA). sob organização da Associação Brasileira do Lixo Marinho – Global Garbage Brasil (ABLM). O evento foi organizado pela ABLM e contou com a presença de vinte participantes representando cinco cidades e dois estados, com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), Cooperativa de Catadores de Niterói, Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (Nea-BC), Instituto Doe Seu Lixo (DSL), dentre outros importantes colaboradores.




A contextualização da conferência, do tema do lixo marinho e de políticas públicas relacionadas ao lixo marinho ocorreu com a exibição de duas entrevistas da TV Lixo Marinho com Geraldo Vitor de Abreu (link), coordenador geral da 4ªCNMA, e Leila Affonso Swerts (link), Gerente de Projetos da Gerência Costeira.
Fabiano Prado Barretto, membro fundador da ABLM, apresentou os principais objetivos e missão da associação no Brasil, realizando uma análise do cenário brasileiro e perspectivas futuras quanto ao problema do lixo marinho.

Antes da CLLM, um formulário online foi disponibilizado no portal do lixo marinho (www.globalgarbage.org.br/portal) para que pessoas enviassem ações relativas ao tema do lixo marinho (mesmo que não pudessem participar presencialmente da CLLM). As ações foram sistematizadas dentro dos eixos propostos pela conferência, como:

Eixo 1 – PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS;
Eixo 2 – REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS;
Eixo 3 - GERAÇÃO DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA;
Eixo 4 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL;

Posteriormente as ações foram enviadas (antes do evento) para todos os participantes inscritos na CLLM para contextualização e contribuições na preparação das discussões que ocorreram na conferência.

A dinâmica de discussões foi conduzida por Gabriel Monteiro, diretor executivo da ABLM. Formaram-se os grupos de trabalho para discussões direcionadas para cada um dos eixos temáticos e, após leitura do texto orientador, iniciaram-se as discussões para a priorização das ações propostas. As discussões contaram com contribuições muito ricas e produtivas de diversas pessoas ligadas ao problema do lixo marinho.



Após seleção das ações prioritárias, foi elaborado um documento reunindo estas ações para serem enviadas ao sistema da 4ªCNMA, pela ABLM, dia 07.08.2013 (quarta-feira).




Nenhum comentário:

Postar um comentário