Reamar Jurujuba

Em mais uma edição, o REAMAR chega em Jurujuba. 


Dia 29 de junho, na semana em que se consagram homenagens à São Pedro, padroeiro dos pescadores, a REAMAR planta ideias em território caiçara. Acompanhando a tradicional manifestação popular com procissão em direção ao cais para conduzir o santo, em barqueata.

Diversos grupos e instituições ambientalistas estiveram compondo a feira, convidando o público para  atividades em frente a praia do cais. Uma oportunidade para os visitantes conhecerem de forma lúdica algumas ações que estão sendo desenvolvidas na região de Niterói e em municípios vizinhos para melhorar as condições ambientais, multiplicar e popularizar iniciativas, hábitos e ações ecologicamente conscientes. 


O projeto Grael com as ações do projeto Águas Limpas esteve presente deixando a reflexão sobre a pressão humana no ambiente marinho, suas consequências assim como apresentar as soluções num momento bem oportuno tendo em vista a relação próxima com o mar dos moradores e pescadores da região. Os EcomAgentes da grota estiveram presentes, estudando possibilidades na feira e trocando suas experiências. 

Durante o evento REAMAR Jurujuba o nosso barco, Águas Limpas, esteve no apoio de canoístas do Clube Carioca de Canoagem que saíram da Praia da Urca para participarem das atividades em Jurujuba e ainda acompanharem a Procissão de Barcos.


Logo após atravessarem o canal principal da Baía de Guanabara desembarcaram para breve intervalo na praia do Morcego. Como uma tradição no CCC aproveitaram para um rápido mutirão de limpeza nessa pequena praia, que em apenas 10 min recolheram cerca de 3 sacos de lixo (100L), além de um isopor com mais de um metro de cumprimento.


Todo esse lixo coletado foi encaminhado para o Águas Limpas, tripulado pelo Eduardo Talaveira com apoio do voluntário Alessandro, estudante de Biologia. No fim do breve mutirão todos os canoístas seguiram e desembarcaram na Praia do Cais em Jurujuba.

A participação de todos foi fundamental para a realização deste belo evento, agradecemos a todos os visitantes,  ONGs, institutos e órgãos de gestão ambiental colaborando para um meio ambiente saudável, democrático e livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário