Visita na Grota do Surucucu

No dia 27 de março, estivemos na Grota do Surucucu com a intenção de conhecermos um pouco mais da comunidade local - com a qual queremos fortalecer contatos e parcerias para a viabilização, junto com o Instituto Ambiente em Movimento, do projeto de formação de Jovens Agentes Ambientais, que farão parte das ações preventivas e educativas do Projeto Águas Limpas.

Nosso primeiro encontro (18/3/13) foi com a Valéria, assistente social que atua no contato dos moradores com as obras do PAC que estão sendo realizadas na comunidade. Através dela fomos apresentados à diretora da Escola Estadual Duque de Caxias (única da localidade), que foi muito receptiva ao projeto de formação de jovens, inclusive disponibilizando a estrutura da escola para a realização das atividades do curso.

Pátio da Escola Estadual Duque de Caxias

Agentes de saúde e zoonoses em ação na Grota do Surucucu, Niterói

Ainda, com o objetivo de conhecermos outras intervenções na comunidade, fomos apresentados à equipe de agentes de saúde e zoonoses, membros do posto de saúde da Grota e que estão atuando diretamente nas campanhas preventivas contra a dengue. Aproveitando a oportunidade, conhecemos a sede do posto de saúde e acompanhamos a vistoria rotineira de campo que circula pelas vielas e ruas da comunidade. 

De acordo com os agentes, nessas vistorias a participação de membros da CLIN (Companhia de Limpeza de Niterói) é fundamental para a identificação e organização dos locais onde existem lixo e entulhos abandonados. Porém, nesta vistoria não houve a presença de nenhum representante da CLIN, embora a Companhia tivesse confirmado a participação nas reuniões mensais do comitê da Dengue, realizadas na policlínica do Largo da Batalha.


Vale ressaltar a seriedade e importância do trabalho realizado pelos agentes de saúde e zoonoses que, em sua maioria, são moradores da própria comunidade e conhecem bem a realidade local.  


Contribuição
Vinícius Palermo
Março 2013
 _____

Nenhum comentário:

Postar um comentário