No primeiro dia realizamos duas
apresentações da peça “O Sapo que Lavou o Pé”, uma para o turno da manhã e
outra da tarde, ambos com cerca de 150 alunos na faixa etária entre 4 e 10 anos
de idade. A peça é organizada em
parceria com o Instituto Ambiente em Movimento e tem o objetivo de entreter e
educar, além de contextualizar o tema da exposição Águas Limpas que permaneceu
na escola durante os outros dias.
Nos dias seguintes às
apresentações da peça, promovemos a exposição Águas Limpas ao lado da
biblioteca comunitária, dentro da escola. A exposição tem o objetivo de
sensibilizar as crianças, pais e público em geral sobre o lixo marinho, suas
origens, impactos e ações que podemos fazer para reduzi-lo, principalmente no
cotidiano.
A exposição foi mediada para que
pudéssemos apresentar como uma aula interativa e dinâmica para cada uma das
oito turmas do turno da manhã e seis turmas da tarde, divididas em dois dias.
Utilizamos para sensibilização
uma série de fotos que selecionamos sobre o lixo encontrado nas praias e
enseadas da Baía de Guanabara, principalmente em Niterói.
Apresentamos uma maquete que
procura representar o escoamento em uma área urbana, exemplo do canal de São
Francisco. Simulamos uma chuva carreando o lixo abandonado em ruas ou em locais
inadequados para demonstrar uma das principais origens do lixo marinho. Algumas
fotos da exposição exemplificam o destino desse lixo carreado pelas águas.
Procuramos levantar um debate
sobre como poderíamos reduzir o nosso lixo, diminuindo o consumo de
descartáveis e abordando o tema do lixo orgânico que pode virar adubo.
Mostramos uma composteira
doméstica, que promove a ciclagem da matéria orgânica, transformando os restos
de alimento cru, como cascas, restos de fruta, legumes, verduras, folhas em
terra adubo e que pode ser utilizado em uma horta caseira.
Já estamos com uma programação
para atuar em outras três escolas no mês de outubro, uma Creche comunitária em
Jurujuba, outra escola em Charitas e na Grota do Surucucu.
Contribuição: Vinícius P. Palermo
Set 2012
_______________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário