Águas Limpas no Anexo da E.M. Maria Ângela

Funcionando no Ciep Leonel Brizola, o Anexo da E.M. Maria Ângela recebeu mais atividades do Águas Limpas, esta semana foram mais 2 turminhas com crianças muito espertas e curiosas.


Momentos de aprendizado com muita brincadeira. 


Investigação e reflexão


Observação e debates.


Entendendo a dinâmica dos ciclos naturais. 







Águas Limpas no Helena Antipoff

Manhã de sol nos arredores do Canal de São Francisco e o Projeto Águas Limpas bate um papo com mais de 50 alunos da Escola Municipal Helena Antipoff, seguindo a continuidade do programa educativo.



O que nos une? É a convivência? A amizade? O Ambiente em que vivemos?
Como são essas relações entre nós mesmos e entre nós e o meio? 

Perguntas que podem trazer a luz questões fundamentais para nosso trabalho como o cuidado e o respeito; consigo, com os outros e com o espaço.   
É fundamental criar um laço para que haja a compreensão dessas dimensões. Cuidamos porque gostamos, porque temos em importância, porque nos faz sentir bem! 


A exposição apresentava fotos de lixo marinho encontrado nas Enseadas de Jurujuba e praia de São Francisco - Baía de Guanabara. Um cenário de caos e possibilidades. A poluição e a contaminação provocada por um alto índice de consumo e descarte inadequado do lixo, são realidades que não combinam com a saúde de todos que vivem no seu entorno.  


Que contribuições podem ajudar a  alterar esse quadro? 
Os jovens são estimulados como cidadãos a pensarem soluções possíveis para suas realidades. Como incentivo promovemos um concurso colaborativo. O objetivo é criar cartazes ou materiais artísticos contando o porque devemos cuidar desse ambiente tão fundamental para a vida na terra que é o ambiente marinho.

____
Contribuição
Filipe Machado 
Equipe Projeto Águas Limpas
outubro 2013

Águas Limpas nas Escolas!

Nos meses de setembro e outubro a equipe do Águas Limpas estará desenvolvendo atividades em mais uma escola de Niterói, agora no morro do Preventório.
Dia 25/09 os alunos do Anexo Maria Ângela puderam assistir a peça "O Sapo que Lavou o Pé" realizada pelo Instituto Ambiente em Movimento, onde os temas e conceitos debatidos futuramente durante o mês, puderam ser apresentados de forma descontraída e agradável.


Em clima de brincadeira assuntos importantes como o direito ao meio ambiente saudável, saneamento, consumo, entre outros, viraram o centro das atenções.


Essas iniciativas fazem parte da construção de uma teia de conhecimento e solidariedade acerca dos problemas socioambientais tanto de ordem local (Jurujuba - Niterói - RJ) quanto global, e seus diferentes impactos. Instrumentos para que na construção moral e cognitiva desses jovens haja espaço para o sorriso, o engajamento e a busca por melhor qualidade de vida. 

Águas Limpas nas Escolas em ação!

O Águas Limpas chega a mais uma escola. No dia 30 de setembro foi a vez da E. M. Helena Antipoff e 15 turmas entre o 1° e 5° ano estavam presentes na atividade.
O primeiro contato é através da peça de teatro "O Sapo que Lavou o Pé", em que de forma descontraída se debatem assuntos sobre responsabilidade ambiental, poluição, cooperação, ecologia entre outros temas que as brincadeira e as músicas se encarregam de ocupar as mentes e os corações do público.


Durante todo o mês de outubro irão ocorrer atividades na E. M. Helena Antipoff, para estimular um diálogo amplo sobre os problemas ambientais que os cercam, assim como identificar possíveis soluções.
Refletir sobre a Bahia de Guanabara em especial a microbacia em que se situa a escola, bem próxima do rio retificado (canal de São Francisco) hoje poluído e descaracterizado e que desemboca na enseada de jurujuba.


Essa iniciativa tem como objetivo atender aos esforços do projeto águas limpas na disseminação da cultura do cuidado e do respeito ao meio ambiente que nos cerca e que nos acolhe.