Gincana Ecologia no Projeto Grael

Quinta-feira, dia 13/06/2013, o Projeto Águas Limpas realizou, com os alunos do Instituto Rumo Náutico (IRN), uma gincana ecológica na Praia do Morcego.



Esta gincana é realizada todo semestre e tem o objetivo de recolher o lixo marinho que chega à Praia do Morcego. Como o local não tem acesso por terra, o lixo marinho que chega até lá permanece por muito tempo, podendo, inclusive, voltar para o mar por influência de marés e ressacas.




Durante o evento, que contou com a participação dos alunos do turno da manhã e do turno da tarde, foram recolhidos 17 sacos de 200 litros de resíduos, quatro destes sacos de materiais recicláveis, além de 31 seringas coletadas separadamente pelos professores.



Grande parte do material coletado - lixo comum - foi destinado com o apoio da CLIN. Já os materiais que podem ser reciclados foram direcionados para o posto da EcoAmpla, onde serão pesados e trocados por desconto na conta de luz do IRN.



                                                    >> Veja mais fotos <<



Contribuição:
Eduardo Talaveira
Junho 2013

Semana do Meio Ambiente.

Nos dias 11 e 12/06/2013 o Projeto Águas Limpas e o Projeto Aruanã apresentaram suas exposições e atividades para os alunos do Instituto Rumo Náutico (IRN) em homenagem à semana do Meio Ambiente.



Na exposição do Projeto Águas Limpas, mesma metodologia que utilizamos nas ações preventivas nas escolas, os alunos puderam conhecer a origem do lixo marinho encontrado nas enseadas de Niterói, que em sua maioria é lixo caseiro destinado incorretamente. Conheceram também formas de destinação correta do lixo, reutilização e redução.



Os colaboradores do projeto usaram durante as atividades, como ferramentas de educação, uma maquete com a miniatura do bairro de São Francisco. Foram apresentadas, ainda, uma exposição com fotos de lixo marinho dispostas em uma rede de pesca; materiais que as pessoas definem como lixo e um minhocário onde é feita a compostagem de resíduos orgânicos.




Todas essas ferramentas foram de grande utilidade e facilitou a interação e o aprendizado dos alunos.




O Projeto Aruanã apresentou uma exposição com fotos de tartarugas encontradas mortas ou deformadas por consequência do lixo marinho, bem como, exemplos de cada espécie. 



Além disso, realizaram, com os alunos, o Baile da Tartaruga, atividade em que é cantada uma música criada por eles, acompanhada por uma coreografia imitando alguns dos animais marinhos.

                                                      >> Veja mais fotos <<


Contribuição:
Eduardo Talaveira
Junho 2013

Peça do Início ao Fim do Mundo


No dia 10/06/2013 - a equipe do Instituto Ambiente em Movimento (IAM) apresentou no Instituto Rumo Náutico a peça “Do Início ao Fim do mundo”.


Através da peça os artistas transmitem a preocupação que devemos ter com o Meio Ambiente.

  

Em alguns momentos da peça os alunos participaram e interagiram, demonstrando que a mensagem dos atores foi captada.

Durante a semana do Meio Ambiente aconteceram diversas atividades no IRN a fim de propagar a importância da preservação do meio ambiente. 

                                      
                                                       >>Veja mais fotos<<


Contribuição:
Eduardo Talaveira
Junho 2013