Festa de formatura Instituto Rumo Náutico

Terça feira 16/07/2013 – Realizado mais uma festa de formatura no Instituto Rumo Náutico(IRN). 


Os colaboradores do (IRN) junto aos alunos organizaram a formatura com brincadeira, comidas, e roupas típicas de festa junina.





Com a participação e colaboração de todos, a festa como sempre foi um sucesso. Ao decorrer da festa, alunos e ex-alunos que já participaram do mesmo curso, se reencontram, matam as saudades, e trazem um alegria imensa.




Parabéns aos alunos e todos os colaboradores do IRN. 



                                                 


Contribuição:
Eduardo Talaveira
Julho 2013




REAMAR URCA

Sábado 20/07/2013 – O Projeto Águas Limpas participou de mais um REAMAR, desta vez  na praia da Urca.


Evento, como característico, reuniu diversas instituições que realizam exposições fotográficas, de animais, além de oficinas educativas com o propósito de sensibilização quanto ao ambiente marinho e os impactos do lixo marinho.

Estivemos presente com nossa exposição Águas Limpas e promovemos uma oficina de construção de um terrário para trazer a reflexão sobre os ciclos da natureza.


Como atividade com a mulecada, organizamos um mutirão para coleta de micro-lixo, com foco nas bitucas de cigarro, sempre muito presente nas praias e armazena-las em garrafas PET. O que naturalmente levanta a  reflexão sobre o quanto de lixo geramos e como termina no mar.
Os colaboradores e alunos do projeto, Edmo, Tuany, e Ramon estiveram presente no evento como voluntários.




Contribuição:
Eduardo Talaveira
Julho 2013

Reamar Jurujuba

Em mais uma edição, o REAMAR chega em Jurujuba. 


Dia 29 de junho, na semana em que se consagram homenagens à São Pedro, padroeiro dos pescadores, a REAMAR planta ideias em território caiçara. Acompanhando a tradicional manifestação popular com procissão em direção ao cais para conduzir o santo, em barqueata.

Diversos grupos e instituições ambientalistas estiveram compondo a feira, convidando o público para  atividades em frente a praia do cais. Uma oportunidade para os visitantes conhecerem de forma lúdica algumas ações que estão sendo desenvolvidas na região de Niterói e em municípios vizinhos para melhorar as condições ambientais, multiplicar e popularizar iniciativas, hábitos e ações ecologicamente conscientes. 


O projeto Grael com as ações do projeto Águas Limpas esteve presente deixando a reflexão sobre a pressão humana no ambiente marinho, suas consequências assim como apresentar as soluções num momento bem oportuno tendo em vista a relação próxima com o mar dos moradores e pescadores da região. Os EcomAgentes da grota estiveram presentes, estudando possibilidades na feira e trocando suas experiências. 

Durante o evento REAMAR Jurujuba o nosso barco, Águas Limpas, esteve no apoio de canoístas do Clube Carioca de Canoagem que saíram da Praia da Urca para participarem das atividades em Jurujuba e ainda acompanharem a Procissão de Barcos.


Logo após atravessarem o canal principal da Baía de Guanabara desembarcaram para breve intervalo na praia do Morcego. Como uma tradição no CCC aproveitaram para um rápido mutirão de limpeza nessa pequena praia, que em apenas 10 min recolheram cerca de 3 sacos de lixo (100L), além de um isopor com mais de um metro de cumprimento.


Todo esse lixo coletado foi encaminhado para o Águas Limpas, tripulado pelo Eduardo Talaveira com apoio do voluntário Alessandro, estudante de Biologia. No fim do breve mutirão todos os canoístas seguiram e desembarcaram na Praia do Cais em Jurujuba.

A participação de todos foi fundamental para a realização deste belo evento, agradecemos a todos os visitantes,  ONGs, institutos e órgãos de gestão ambiental colaborando para um meio ambiente saudável, democrático e livre.