Visita na Grota do Surucucu

No dia 27 de março, estivemos na Grota do Surucucu com a intenção de conhecermos um pouco mais da comunidade local - com a qual queremos fortalecer contatos e parcerias para a viabilização, junto com o Instituto Ambiente em Movimento, do projeto de formação de Jovens Agentes Ambientais, que farão parte das ações preventivas e educativas do Projeto Águas Limpas.

Nosso primeiro encontro (18/3/13) foi com a Valéria, assistente social que atua no contato dos moradores com as obras do PAC que estão sendo realizadas na comunidade. Através dela fomos apresentados à diretora da Escola Estadual Duque de Caxias (única da localidade), que foi muito receptiva ao projeto de formação de jovens, inclusive disponibilizando a estrutura da escola para a realização das atividades do curso.

Pátio da Escola Estadual Duque de Caxias

Agentes de saúde e zoonoses em ação na Grota do Surucucu, Niterói

Ainda, com o objetivo de conhecermos outras intervenções na comunidade, fomos apresentados à equipe de agentes de saúde e zoonoses, membros do posto de saúde da Grota e que estão atuando diretamente nas campanhas preventivas contra a dengue. Aproveitando a oportunidade, conhecemos a sede do posto de saúde e acompanhamos a vistoria rotineira de campo que circula pelas vielas e ruas da comunidade. 

De acordo com os agentes, nessas vistorias a participação de membros da CLIN (Companhia de Limpeza de Niterói) é fundamental para a identificação e organização dos locais onde existem lixo e entulhos abandonados. Porém, nesta vistoria não houve a presença de nenhum representante da CLIN, embora a Companhia tivesse confirmado a participação nas reuniões mensais do comitê da Dengue, realizadas na policlínica do Largo da Batalha.


Vale ressaltar a seriedade e importância do trabalho realizado pelos agentes de saúde e zoonoses que, em sua maioria, são moradores da própria comunidade e conhecem bem a realidade local.  


Contribuição
Vinícius Palermo
Março 2013
 _____

REARMAR - Praia da Urca


23/03/2013 – No sábado, dia 23/03, estivemos em mais uma edição do REAMAR, na praia da Urca. Realizamos a oficina de nós náuticos e apresentamos nossa exposição com fotos de resíduos flutuantes encontrados na enseada de Niterói.



Na ocasião, tivemos o apoio de novos voluntários e de membros do Instituto Ambiente em Movimento, parceiro do Projeto Águas Limpas. Os novos voluntários, além de colaborarem para a realização do evento, auxiliando na oficina de nós e em outras atividades oferecidas, tiveram a oportunidade de conhecer nossa exposição.



Durante a oficina de nós, o público ficou bastante interessado pelo nó da amizade (nó artesanal usado no Projeto Grael para a produção de chaveiros). Este interesse nos motivou a incrementar as atividades oferecidas na oficina. No próximo evento vamos incluir a produção de chaveiros com o aproveitamento de restos de cabos,  que servirão de brinde para todos que participarem da oficina de nós.




                                  Veja mais fotos


Mais informações na Page do REAMAR no Face Book.

Já estamos planejando levar um evento da REAMAR para Jurujuba, Niterói. Nossa proposta é conciliar o evento com as celebrações da festa de São Pedro, no dia 29 de junho, e que este ano comemorará 90 anos de procissão em homenagem ao santo padroeiro.


Contribuição

Carlos Eduardo Talaveira e Vinícius Palermo.
Março_2013

Projeto Ecobarreira no Canal de São Francisco

13/03/2013 - Equipe técnica da Águas de Niterói e SEGLAR (empresa de redes de proteção) fizeram, esta semana, mais uma visita na saída do Canal de São Francisco para estudarem a viabilização da instalação de um modelo de ecobarreira para a saída do Canal de São Francisco/ Niterói.



O modelo, previsto para ser instalado ainda no mês de março_13, terá o formato de um muro de rede e será testado ao longo de um semestre como parte de um projeto de pesquisa para redução do lixo flutuante em regiões metropolitanas, desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PEAMB/UERJ, Instituto Rumo Náutico/ Projeto Grael, Águas de Niterói e  com apoio da CLIN (Companhia de Limpeza de Niterói) e da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.




Contribuição

Carlos Eduardo Talaveira e Vinícius Palermo.
Março_2013