Águas Limpas nas Escolas no I SSMA de Niterói

4/12/12 – Apresentamos um resumo das nossas ações nas escolas – Projeto Águas Limpas nas Escolas durante o I Simpósio Sustentabilidade e Meio Ambiente de Niterói, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a UFF – Geociências.

O resumo e a apresentação (PPT) do trabalho podem ser acessados no link:


Contribuição
Vinícius P. Palermo
Dez 2012


Águas Limpas na Integração Urbana


Dia 1/12 a tarde – A exposição do Projeto Águas Limpas esteve na Praça de Jurujuba. Fomos convidados pela Associação de Moradores do bairro a participar do evento promovido em parceria com o SESC.
Realizamos uma oficina para confecção dos sacos feitos de jornal, onde os participantes, a maioria crianças e jovens, fizeram um breve mutirão de limpeza da praça aproveitando o saco de lixo de jornal.  
Dividimos nossa tenda com o Projeto Aruanã, contando com as presenças de Suzana e de Amanda, pesquisadoras da UFF. Essa parceria tem o objetivo de iniciarmos atividades de sensibilização quanto ao lixo marinho, a pesca incidental e as consequências destes às tartarugas marinhas.
Membros da Associação de moradores elogiaram a nossa presença e ficaram dispostos a promoverem novas ações e atividades em parceria.


Contribuição:
Vinícius Palermo
Dezembro 2012





Reunião no Projeto Grael para formação da ABLM


Dia 1/12 parte da manhã - reunião no PG para formação da ABLM
Realizamos mais uma reunião na sede do Projeto Grael com o objetivo de organizar o estatuto para formação de uma Associação Brasileira do Lixo Marinho (ABLM). Fabiano Barretto, da ONG Global Garbage, esteve a frente da reunião que ainda contou com a presença da Dora Negreiros, do Instituto Baía de Guanabara. Em breve estaremos divulgando a ata desta reunião que poderá contribuir para a fundação da ABLM.

Contribuição:
Vinícius Palermo
Dezembro 2012

Ação na Biblioteca Comunitária de Jurujuba

Dias 26 e 27 de novembro estivemos presente com nossa exposição Águas Limpas nas Escolas na Biblioteca Comunitária de Jurujuba, que fica ao lado da Escola Municipal Lucia Maria (EMLM). Foi um convite feito pela biblioteca para que divulgássemos nossa exposição aos pais dos alunos.

Porém os que mais aproveitaram foram os próprios alunos da EMLM, que puderam revisitar a exposição e aprender a construir um saco feito de jornal (origami) para substituir as sacolas plásticas de lixo. Além de aprenderem a dobradura, as crianças poderão ensiná-la aos amigos e incentivar, em casa, a substituição da sacola plástica de lixo pela sacola de jornal.

Aproveitamos também para apresentar, em maiores detalhes, o funcionamento da composteira de minhocas, boa alternativa para tratar os restos de alimento cru e ainda um grande atrativo para os alunos.

Contribuição:
Vinícius Palermo
nov 2012
__________