Águas Limpas nas Escolas – Jurujuba setembro 2012

Entre os dias 17 a 20 de setembro estivemos na Escola Municipal Lucia Maria, em Jurujuba – Niterói, promovendo nossa campanha educativa nas escolas como parte das ações preventivas do Projeto Águas Limpas.
No primeiro dia realizamos duas apresentações da peça “O Sapo que Lavou o Pé”, uma para o turno da manhã e outra da tarde, ambos com cerca de 150 alunos na faixa etária entre 4 e 10 anos de idade.  A peça é organizada em parceria com o Instituto Ambiente em Movimento e tem o objetivo de entreter e educar, além de contextualizar o tema da exposição Águas Limpas que permaneceu na escola durante os outros dias.



Nos dias seguintes às apresentações da peça, promovemos a exposição Águas Limpas ao lado da biblioteca comunitária, dentro da escola. A exposição tem o objetivo de sensibilizar as crianças, pais e público em geral sobre o lixo marinho, suas origens, impactos e ações que podemos fazer para reduzi-lo, principalmente no cotidiano.

 A exposição foi mediada para que pudéssemos apresentar como uma aula interativa e dinâmica para cada uma das oito turmas do turno da manhã e seis turmas da tarde, divididas em dois dias.
Utilizamos para sensibilização uma série de fotos que selecionamos sobre o lixo encontrado nas praias e enseadas da Baía de Guanabara, principalmente em Niterói.
Apresentamos uma maquete que procura representar o escoamento em uma área urbana, exemplo do canal de São Francisco. Simulamos uma chuva carreando o lixo abandonado em ruas ou em locais inadequados para demonstrar uma das principais origens do lixo marinho. Algumas fotos da exposição exemplificam o destino desse lixo carreado pelas águas.


Procuramos levantar um debate sobre como poderíamos reduzir o nosso lixo, diminuindo o consumo de descartáveis e abordando o tema do lixo orgânico que pode virar adubo.

Mostramos uma composteira doméstica, que promove a ciclagem da matéria orgânica, transformando os restos de alimento cru, como cascas, restos de fruta, legumes, verduras, folhas em terra adubo e que pode ser utilizado em uma horta caseira.


Já estamos com uma programação para atuar em outras três escolas no mês de outubro, uma Creche comunitária em Jurujuba, outra escola em Charitas e na Grota do Surucucu.
Mais fotos da ação na Escola Lucia Maria podem ser acessadas no link:

Contribuição: Vinícius P. Palermo
Set 2012
_______________________________________