Ações Preventivas nas Escolas


Dentro da proposta de ações preventivas do projeto Águas Limpas realizamos com sucesso e em parceria com o IAM -  Instituto Ambiente em Movimento nossa primeira campanha educativa em escolas.


O evento contou com a participação de três turmas, totalizando cerca de 25 crianças na faixa-etária de 3 a 5 anos.


No primeiro dia ocorreu a apresentação da peça de teatro “O Sapo que Lavou o Pé”, que tem o objetivo de entreter e educar. No segundo dia realizamos a exposição Águas Limpas,  apresentando uma exposição de fotos de lixo encontrado nas praias , no mar, seus impactos e promovendo uma roda de conversa sobre o que poderíamos fazer para evitar a poluição nas águas.




Para encerrar mostramos o funcionamento de uma composteira de minhocas, onde as crianças puderam conhecer e tocar nas minhocas que realizam junto com outros microrganismos a transformação da matéria orgânica (restos de alimento cru, utilizamos o exemplo da casca de banana) em adubo para as plantas. O adubo utilizamos na horta caseira que expomos no formato de horta vertical de garrafa PET.






Já estamos planejando levar essas ações para outras escolas, com o objetivo de atingir ainda em 2012, crianças do ensino Fundamental I de escolas públicas da região de Icaraí, São Francisco, Charitas e Jurujuba, em Niterói.

Contribuição: Vinícius P. Palermo
Agosto 2012
____________

PROJETO ÁGUAS LIMPAS no Jornal O FLUMINENSE


Reportagem na integra: Superfície sem lixo
Fonte: O Fluminense, 19 de agosto de 2012

Agosto 2012
___________


REAMAR - URCA Agosto 2012


No sábado, dia 11 de agosto, participamos do primeiro evento realizado na Praia Vermelha, bairro da Urca, Rio de Janeiro pela REAMAR – Rede de Educação Ambiental Marinha. A Rede é formada por um grupo de instituições, associações e ONGs com o objetivo de sensibilizar a população, especialmente os freqüentadores de praias sobre as origens e os impactos do lixo marinho, além promover ações para reduzir o descarte inadequado de resíduos, através de oficinas de reutilização, informação a população, realização de pesquisa junto aos freqüentadores e um mutirão de limpeza na faixa de areia e nas águas próximas, com mergulhadores e canoístas.




O Projeto Águas Limpas esteve presente em uma tenda onde apresentamos uma exposição de fotos do lixo encontrado no mar, compartilhamos informações sobre os impactos e origens do lixo marinho, além de oferecer uma oficina de nós e amarrações com o objetivo de agregar e informar o público presente.






Este foi o primeiro de uma série de eventos mensais que estão programados pelo REAMAR para acontecer no bairro da Urca, intercalando a Praia Vermelha e a Praia da Urca durante o ano de 2012.  



Agosto de 2012
______________