Águas Limpas no apoio - "Mar de Lixo Não Tem Peixe"


Projeto “Mar de lixo não tem peixe”, mostra a importância de se deixar de poluir as águas do mar. Desafio é conscientizar população e as novas gerações sobre a preservação da baía

Conscientizar as futuras gerações para a preservação da Baía de Guanabara é o objetivo da campanha “Mar de lixo não tem peixe”, do Instituto Baía de Guanabara (IBG). Na manhã da última quinta-feira, oficinas e exposições foram abertas para a população que passou pela estação das Barcas de Charitas. No ponto alto do encontro, crianças de escolas públicas e dos programas assistidos pelos parceiros do IBG deitaram na areia e formaram com os próprios corpos a imagem do lema da campanha.
“A Baía é um símbolo do país, do Rio de Janeiro e de Niterói, mas ela sofre com essa grande população que vive ao seu redor. O desafio da campanha é conscientizar as pessoas, não apenas a limpar, mas também a deixar de poluir. E quanto mais crianças nós alcançarmos, melhor será para conscientizar essa e as futuras gerações”, comenta a presidente do IBC, Dora Hees de Negreiros.
Cercada por 16 municípios, onde moram quase 10 milhões de pessoas, a Baía de Guanabara é onde desembocam rios poluídos como o Sarapuí, Iguaçu, Alcântara e Bomba. O evento foi realizado um dia depois da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
“Eventos como esse estimulam a sociedade e fazem com que os jovens se sintam integrados à Rio+20. Você tem hoje nos oceanos verdadeiras ilhas formadas de lixo”, comenta Axel Grael, presidente do projeto Grael, que oferece cursos para crianças no ramo dos esportes náuticos, além de ensino profissionalizante e ambiental. Axel é irmão dos medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael.
A ação é resultado de uma parceria entre o IBG, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, Projeto Grael, Barcas S/A, Instituto Fernanda Keller, Bem Tv, Projeto MAQUA (UERJ), Faculdades Integradas Maria Thereza, Eco Clin, Ativismo e Mobilização para a Sustentabilidade, Associação de Moradores do Preventório, Artista Plástico Elias Antoine, Kzen Comunicação Visual, Eco Ampla, Músico Fábbio Campello e Escolas Públicas.
Lixo flutuante - Sanear a Baía de Guanabara é o principal desafio ambiental do Rio de Janeiro. O lixo flutuante prejudica não só a fauna marinha, mas também a navegação, que é intensa.
“Nos últimos 30 anos a gente melhorou bastante, mas não o suficiente. Não foi uma geração sozinha que a poluiu desse jeito e também não vai ser uma geração sozinha que vai salvar. A Baía vai precisar da briga das próximas gerações também”, afirma o ambientalista Vilmar Berna.

Fonte:
O FLUMINENSE
Por: Juliana Sampaio 15/06/2012
___________________________

O trabalho formiguinha que faz a diferença



RIO - Eles fazem um trabalho formiguinha, mas o resultado tem o peso de um elefante. O voluntariado é hoje uma das maiores armas contra os danos provocados na natureza pelo descarte irregular e, por vezes ilegal, de resíduos. E bons exemplos não faltam. Só o projeto Águas Limpas de coleta do lixo flutuante, desenvolvido pelo Projeto Grael, retirou das águas das enseadas do município de Niterói, entre maio de 2010 e dezembro de 2011, mais de 12 toneladas de lixo de águas fluminenses, o equivalente a dois elefantes africanos adultos (os maiores mamíferos).
Segundo o oceanógrafo Vinícius Palermo, coordenador do projeto, até mesmo pequenos objetos, como um palito de picolé, podem ser fatais para o ecossistema:
— Um desses palitos perfurou o estômago de uma ave, que retiramos morta da água.
O projeto, que começou em 2006, vem analisando o lixo descartado às margens da Baía de Guanabara. Agora, inicia uma nova fase de campanhas educativas em comunidades e escolas, com o objetivo de prevenção.
— O lixo pode até mesmo decidir a classificação nas provas de iatismo das Olimpíadas — alerta o medalhista Torben Grael, presidente do Projeto Grael.
Outro exemplo é o Instituto Reação, do ex-judoca Flávio Canto, que promove o desenvolvimento humano através do esporte. Ele ensina educação ambiental para seus 1.200 alunos nas comunidades de Cidade de Deus, Pequena Cruzada (Lagoa), Rocinha e Tubiacanga (Ilha do Governador). Lá, eles participam de mutirões para replicar em suas comunidades a importância de cuidar do lixo e de participar de ações sociais.
Acostumada a fazer campanhas nas ruas e nas areias de Copacabana, a Sociedade Amigos da Terceira Idade, também promove mutirões de limpeza.

Fonte: O GLOBO
8/6/2012

____________________

Águas Limpas e Clube Carioca de Canoagem

Limpeza Nas Praias: Canoistas fazem mutirão na Praia do Morcego

Maravilha de sábado!
O sol forte e o mar, nem tanto assim, deram condições perfeitas para realização do mutirão na praia do Morcego.
17 canoistas, entre membros do Clube Carioca de Canoagem e convidados, estavam presentes: José Marcelo, Bruna, Pedro, Vini, Marcelo, André, Érika, Leo, Tonho, Carla, Kate, Flávia, Stephane, Robson, Letícia e Luiza, fora outras pessoas, incluindo crianças, que apareceram por lá.
É sempre tão bonito ver os caiaques e as canoas enfileirados na praia!
Saimos da Urca um pouco depois das 9 horas, às 10 já estávamos catando lixo. Tinha muito, mas muito mesmo, entre sandálias, tenis, garrafas pet, garrafas de vidro, lâmpadas, micro lixo (cotonetes, tampinhas de garrafa, filtro de cigarro, canudinhos), copos de plástico, isopor (muito!), isqueiros, cotocos de vela, uma boneca, talheres de inox, camisinhas, panos, borrachas, restos de brinquedos, sacolas plásticas, enfim, tudo o que se pode esperar encontrar numa praia que não conta com serviço de limpeza oficial e regular.
Em aproximadamente 2 horas enchemos 12 sacos grandes de 100 litros (uns três ou quatro com garrafas pet, dois ou três com fragmentos de isopor) e mais 13 daqueles pequenos usados no projeto Limpeza Nas Praias do IEA. Se ficássemos mais tempo encheríamos pelo menos mais uns 20 sacos grandes. Mas não há de ser nada! Dia 14 o pessoal do Projeto Grael vai fazer uma gincana ecológica na mesma praia e vão ter ainda muito trabalho pra deixar tudo completamente livre de detritos.
Não fizemos uma contagem individual dos objetos encontrados, mas se fosse falar em quantidades de pequenos sacos, diria que seriam uns quase 100. Separamos tudo de acordo com uma planilha fornecida pelo Vini Palermo, coordenador do projeto Águas Limpas, para ser trocado por desconto na conta de luz do Projeto Grael, pois a maioria do lixo é reciclável e eles tem uma parceria com o programa Ecoampla de Niteroi.
O clima, como sempre, era de amizade e confraternização. Nos intervalos a conversa rolava frouxa e os assuntos iam se atualizando. E rolava aquela comilança também. Nessas ocasiões já é comum  aparecer do nada biscoitos, bolos, frutas, sucos... Companherismo. Entre papos e mordidas, sem contar os momentos de sufoco no mar, a gente curte muito isso.
Foto da Kate
Foto da Kate
O barco do projeto Águas limpas chegou por volta das 12 horas para transportar o material coletado. Fizemos uma fila e passamos os sacos de mão em mão até chegarem ao barco, que não podia encostar na areia. Ainda bem que contamos com essa ajuda no transporte, pois, obviamente, não seria possível transportar todo o lixo nos caiaques. Valeu mesmo, Vini! Valeu pela ideia, Deborah !
Obrigado Hildon e Anna do Instituto Ecológico Aqualung, pela iniciativa do projeto Limpeza Nas Praias e apoio (sacos, luvas, mate). Veleu amigos remadores pela mãozinha. Estão todos de parabéns! 

Links para mais fotos:
https://picasaweb.google.com/108886208369156044507/LimpezaNasPraiasMutiraoNaPraiaDoMorcego# 
http://www.facebook.com/kate.benedict.5#!/media/set/?set=a.3414464727465.2135986.1445472741&type=1
Contribuição de Rodrigo Magalhães - Clube Carioca de Canoagem
http://www.clubecariocadecanoagem.com.br/
Fonte: http://trilhasdomar.blogspot.com.br/2012/06/limpeza-nas-praias-canoistas-do-clube.html

Junho 2012 
_____________