Notícias


Redes abandonadas - Pesca Predatória e/ou Crime Ambiental.  

Lamentável impacto pelo desleixo de alguns pescadores. Nesta segunda, 30/1/12, colaboradores do Projeto Águas Limpas encontraram e recolheram uma rede de espera abandonada, boiando nas águas de Baía de Guanabara, próximo a rampa da sede do Instituto Rumo Náutico, em Jurujuba – Niterói. 







Por que uma Pesca Predatória e/ou  Crime Ambiental?
Emaranhado a rede, havia cerca de 30kg de peixes (cocorocas, carapebas, bagres, paratis ,tainhas e jovens garoupas) já em estado de decomposição, além de siris (azul e candeia) ,  alguns ainda resgatados com vida. Por sorte nenhuma tartaruga ficou presa a essa rede. Se continuasse a deriva, quantos mais poderiam morrer?

Esta não é a primeira vez que encontram redes de pesca abandonadas ou mesmo colocadas em locais com risco de tartarugas ficarem presas, como próximo a costões e em paralelo a linha de costa.

O que fazer nesses casos? Qual o órgão que poderíamos acionar? FIPERJ? IBAMA? Qual seria o procedimento mais eficiente?

É fundamental o poder público iniciar e estimular campanhas educativas entre pescadores (principalmente os amadores) e pessoas em geral, quanto aos impactos de uma rede e apetrechos de pesca abandonados no mar. Somente ano passado e apenas nas enseadas de Jurujuba e Icaraí – Baía de Guanabara/RJ, resgatamos três tartarugas marinhas, ainda vivas, presas a rede de pesca e outras cinco tartarugas mortas, apresentando vestígios de apetrechos de pesca (de rede a linhas de pesca enrolada nas nadadeiras).


Contribuição e fotos:
Vinícius Palermo 




Janeiro, 2012
____________________________




Bota Fora - Denúncia: Agressão ambiental na costa do Rio de Janeiro


Início da temporada de forte chuvas evidenciam um problema recorrente:

a grande quantidade de lixo que chega pelos rios à Baía de Guanabara.

As fotos abaixo, tiradas no dia 11/10/2011, mostram o cenário de uma manhã de maré baixa, após uma madrugada de chuvas fortes, durante o período de estiagem.









Com a estiagem (falta de chuvas) o lixo, que as pessoas não param de lançar nos rios e nas encostas, vai se acumulando por muitos dias, até que na primeira chuva forte é levado pela enxurrada para o mar. A maré baixa mostra o impressionante acúmulo de lixo na foz do rio e nas praias e o dramático problema do assoreamento: a foz do Rio São Francisco está tão assoreada que a embarcação "Aguas Limpas", do Projeto Grael - que limpa diariamente a Baía de Guanabara, recolhendo o lixo flutuante - não consegue se aproximar.

Os rios não se poluem sozinhos, mas são vítimas da falta de educação, da precariedade de serviços e do nosso atraso civilizatório, que as cenas deixam claro.

Contribuição do Blog do Axel Grael
Fotos: Vinícius Palermo

Outubro 2011
________________________

Reportagem do Sportv sobre contribuição do Águas Limpas


Agosto 2011
_________________________

Necessidade de ações integradas na despoluição da Baía de Guanabara

Axel Grael (Presidente do IRN / Projeto Grael)
David Zee (Ambientalista e Prof da UERJ)

A previsão é do coordenador executivo do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (Psam), da Secretaria Estadual do Ambiente, Gelson Serva.

julho 2011
___________________________________

Projeto Águas Limpas no apoio aos Jogos Mundiais Militares 2011


julho 2011
___________________________________

Lei 5.502  (RJ) - Lei da Sacola Plástica completa uma ano


Uma importante contribuição do estado do Rio de Janeiro para a redução das inúmeras sacolas plásticas que encontramos e recolhemos abandonadas, causando uma poluição  visual e ambiental nas águas da nossa Baía de Guanabara.

julho 2011
___________________________________

Projeto Águas Limpas no apoio aos Jogos Mundiais Militares 2011
A partir do dia 12 de julho a embarcação do Projeto Águas Limpas atuará no apoio a limpeza e manutenção do espelho d’ água na região da raia onde serão disputadas as provas de Vela, na Baía de Guanabara. A limpeza será feita conjuntamente pela embarcação “ACQUA”, fabricada pela Empresa BRISSONEAU Ambiental em parceria com a ADDServices.  
As embarcações serão utilizadas durante o mês de julho, nas áreas da Praça XV, Escola Naval e Marina da Glória, com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos flutuantes na Baia de Guanabara, melhorando as condições para as praticas esportivas durante os Jogos Mundiais Militares.

A operação de limpeza terá também a parceria da COMLURB, que será responsável pela recepção e descarte, de forma sustentável, dos resíduos retirados pelas embarcações. Essa operação conjunta da iniciativa privada e poder público, única na Baia de Guanabara, deixará como legado dos 5º Jogos Mundiais Militares para a cidade do Rio de Janeiro, o início de ações efetivas para a redução da degradação ambiental da Baía de Guanabara.

julho 2011
______________________________